Nita Monteiro

Mulher, mãe, artista visual e produtora cultural

Woman, mother, visual artist, cultural producer

Bio

Passei minha infância em Angra dos Reis, uma cidade à beira-mar no estado do Rio de Janeiro, e, aos dezessete anos, mudei-me para São Paulo, cidade onde, até hoje, vivo e trabalho.

Tenho graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, ambiente onde tive experiência de pesquisa com os curadores Agnaldo Farias e Cristina Freire. Fiz parte do coletivo Vozes Agudas, grupo de intervenção e estudo com foco em arte e feminismo afiliado ao Ateliê 397. Participei de cursos em diversas instituições, como o MASP, MAM-SP e Museu Lasar Segall. Fiz parte do grupo de artistas feministas coordenado pela curadora Talita Trizoli e do Grupo de Acompanhamento de Artistas, coordenado por Ana Paula Cohen e Thiago Honório.

Em 2024, recebi o Prêmio Aquisição no 49º SARP, passando a fazer parte da coleção do MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), e em 2022 recebi o prêmio honorífico no 18º Salão Ubatuba de Artes Visuais. Participo da Contextile - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que acontece em setembro de 2024, na cidade de Guimarães, em Portugal. Participei de exposições em instituições e galerias como: Museu de Arte de Ribeirão Preto, Museu da Inconfidência, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu Victor Meirelles, Centro Cultural Banco do Nordeste, Casa da Cultura Dide Brandão, Galeria Anita Schwartz, Carbono Galeria, Galpão 556, entre outras. Em 2022, participei da Residência Artística do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, e em 2024 da Casero Residência e da Residência Córtex Frontal, em Portugal, prevista para setembro.

Em meu trabalho, venho investigando a presença de materiais envolvidos com a dimensão doméstica, afetiva e do cotidiano. A partir desses materiais e de outros elementos têxteis, narrativas são criadas como uma forma de ficcionalização da vida, mesclando histórias ouvidas e vividas, ciência e mito, passado e presente.

I spent my childhood in Angra dos Reis, a seaside town in the state of Rio de Janeiro, and at the age of seventeen I moved to the city of São Paulo, where I still live and work.

I did my undergraduate degree in architecture and urbanism at the University of São Paulo, where I came into contact with many art professionals, such as the curator Agnaldo Farias and Cristina Freire. I was a member of the Vozes Agudas collective, an intervention and study group with a focus on art and feminism affiliated to Ateliê 397. I took courses at several museums, such as MASP, MAM-SP, and the Lasar Segall Museum. I was part of the feminist artist group led by curator Talita Trizoli and participated in the art mentoring group led by curator Ana Paula Cohen and artist Thiago Honório.

In 2024, I received the Acquisition Award at the 49th SARP, becoming part of the MARP (Ribeirão Preto Art Museum) collection, and in 2022 I was awarded at the 18th Ubatuba Visual Arts Salon. I was selected for I participate in the Contextile - Biennial of Contemporary Textile Art, which takes place in September 2024, in the city of Guimarães, in Portugal. I participated in exhibitions in institutions and galleries such as: Museu de Arte de Ribeirão Preto, Museu da Inconfidência, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu Victor Meirelles, Centro Cultural Banco do Nordeste, Casa da Cultura Dide Brandão, Galeria Anita Schwartz, Carbono Galeria, Galpão 556, among others. In 2022, I participated in the Art Residency held by the Ouro Preto Contemporary Art Institute, and in 2024 at the Casero residency and Córtex Frontal art residency, in Portugal, scheduled for September.

Throughout this journey, I have been researching materials a.ssociated with the domestic, affective, and everyday dimensions of life. From these materials and other textile elements, narratives are created as a form of fictionalization of life, mixing stories heard and lived, science and myth, past and present.

 
 

CV

Formação acadêmica

2009-2015
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP).

2013-2014
Iniciação Científica: Intervenção Urbana e Memória - Arte Cidade I, II, III. Coordenado pelo Prof. Dr. Agnaldo Aricê Farias (FAU-USP).


Experiência profissional

2019-2020
Integrante do Coletivo Vozes Agudas (Ateliê 397) - Grupo de estudos e intervenções com ênfase feminista, formado exclusivamente por mulheres atuantes no circuito artístico paulistano.

2016-2019
Galeria Bergamin & Gomide - Atuou nas funções de gerente geral, coordenação de feiras nacionais e internacionais, gerente operacional e gestão de acervo.

2014 - 2015
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) - Estagiou no Departamento de Curadoria, coordenado pela Profa. Dra. Cristina Freire.


Formação adicional

Participou do grupo de acompanhamento artístico, orientado pela curadora Talita Trizoli. Participou do grupo GOA, orientado pela curadora Ana Paula Cohen e pelo artista Thiago Honório.

Já participou do grupo de acompanhamento Clínica Geral, no Ateliê 397. Fez aulas de gravuras no ateliê da Kika Levy e no Museu Lasar Segall. Além de aulas no The Art Student League of New York. Participou de diversos cursos práticos e teóricos em instituições como: MAM-SP, MASP, MAC-USP, ECA-USP, Fazenda Arte Serrinha e Instituto Tomie Ohtake.

Education

2009-2015
Graduated in Architecture and Urbanism at the University of São Paulo (FAU-USP).

2013-2014
Scientific Initiation: Urban Intervention and Memory - City Art I, II, III. Coordinated by Prof. Agnaldo Aricê Farias (FAU-USP).


Professional experience

2019-2020
Member of “Coletivo Vozes Agudas” (Ateliê 397) - Group of studies and interventions with a feminist emphasis, formed exclusively by women active in the artistic circuit of São Paulo.

2016-2019
Galeria Bergamin & Gomide - Acted as general manager, coordination of national and international fairs, operational manager and collection management.

2014 - 2015
Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo (MAC USP) - Trained in the Curatorship Department, coordinated by Prof. Cristina Freire.

Additional education

She participated of the feminist artist group led by curator Talita Trizoli. She participated of the art mentoring group led by curator Ana Paula Cohen and the artist Thiago Honório.

She also participated of the mentoring group “Clínica geral”, at Ateliê 397. She took printmaking classes at Kika Levy's atelier and at the Lasar Segall Museum. In addition, she took classes at The Art Student League of New York. She participated in several practical and theoretical courses at institutions such as: MAM-SP, MASP, MAC-USP, ECA-USP and Fazenda Arte Serrinha and Tomie Ohtake Institute.

 

Prêmios

2024 - 49º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto
Prêmio Aquisitivo Leonello Berti

2023 - 1º Prêmio Filex - Ilustração e livro ilustrado
Finalista, junto com 42 artistas, que compõe o catálogo bilíngue Prêmio Filex

2022 - 18º Salão Ubatuba de Artes Visuais
Prêmio honorífico


Coleção Pública

MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto


Exposição Individual

2025 - Seja Bem-Vindo. Se vier por bem pode entrar. Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP). Curadoria Valquíria Prates e Nilton Campos. (previsto para fevereiro de 2025)


Exposições Coletivas

2024 - 28º Salão Anapolino de Arte. Galeria de Antônio Sibasolly, Goiás, Brasil.

2024 - Contextile: Bienal de Arte Têxtil Contemporânea. Palácio Vila Flores, Guimarães, Portugal.

2024 - 49º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional - Contemporâneo. Museu de de Arte de Ribeirão Preto (MARP), Ribeirão Preto, Brasil. Curadoria Gabriela da costa Gotoda, Nilton Campos e Valquíria Prates.

2024 | Handmade Enredos Femininos. Centro Cutural dos correios, Rio de Janeiro, Brasil. Curadoria Cota Azevedo e Amanda Leite. (previsto para ago-out)

2024 - 4º Salão Nacional pequenos formatos de Britânia. Exposição virtual. Museu de arte de Britânia (MABRI). Curadoria Gleyce Kelly Heitor

2024 - Prêmio Filex. Espaço ZOO, Bolonha, tália.

2024 - No princípio toda casa é estrangeira. Museu Victor Meirelles, Florianópolis, Brasil. Curadoria Francine Goudel e Fran Favero

2024 - 16º Salão Nacional de artes de Itajaí. Fundação Cultural de Itajaí, Itajaí, Brasil. Curadoria Monica Hoff e Sarah Uriarte.

2024 - Alvorada. Projeto GAS 2024 | 4º Edição. Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio de Janeiro, Brasil.

2024 - Casa de Mulheres. Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil. Curadoria Alejandra Muñoz e Neyde Lantyer.

2023 - Regar. Exposição pop-up. Canteiro | campo de produção em arte contemporânea, São Paulo, Brasil.

2023 - Lúdico: Design para brincar. Participação junto ao O pequeno Colecionador. Apartamento 61, São Paulo, Brasil.

2023 - O tempo é uma criança que brinca. 5º Edição do O Pequeno Colecionador. Carbono Galeria, São Paulo, Brasil.

2023 - VI Bienal dos Sertões. Centro Cultural Banco do Nordeste, Juazeiro do Norte, Brasil. Curadoria Lucas Dilacerda e Renata Lima

2023 - Transbordar em Si. Instituto Artistas Latinas e Ateliê 31, Rio de Janeiro, Brasil. Curadoria Ana Carla Soler.

2023 - O Corpo Invisível da Memória. Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Brasil. Parte da programação da 1º Semana de Arte Contemporânea de Ouro Preto. Curadoria Tainá Azeredo e Valquíria Prates.

2023 - O grande circo do Patriarcado. Canteiro | campo de produção em arte contemporânea, São Paulo, Brasil. Curadoria de Talita Trizoli.

2023 - Trânsito-tecido. Galpão 556, São Paulo, Brasil. Curadoria de Mariana Leme.

2023 - 20º Programa de exposições MARP. Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil. Curadoria Thais Rivitti e Nilton Campos.

2023 - Catchworks: Bárbara Helena, Nariz Coletivo e Nita Monteiro. Parte da programação do Design Weekend 2023. Firma, Galeria Metrópole, São Paulo, Brasil.

2023 - G.A.F S/demandas. Massapê Projetos, São Paulo, Brasil. Curadoria de Talita Trizoli.

2022 - Paisagens Impermanentes. Processos abertos - Tempo. Exposição virtual, parte da programação da Residência artística do IA Ouro preto. Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto. Curadoria de Valquíria Prates e Tainá Azeredo.

2022 - 18º Salão Ubatuba de Artes Visuais. Fundart, Ubatuba, Brasil.

2022 - SAV 22 - Salão de Arte Visuais de Vinhedo. Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira, Vinhedo, Brasil.

2022 - Salão de artes degeneradas. Ateliê Sanitário, Rio de Janeiro, Brasil.

2020 - Tramações: A Memória e o têxtil - UFPE, Galeria Capibaribe, Instituto de Arte Contemporânea (Recife, Brasil) e o Galpón Gráfico (Córdoba, Argentina). (exposição online)


Feiras de arte

2024 - ARPA, São Paulo, Brasil. O Pequeno Colecionador.

2024. ART-PE, Recife, Brasil. Galeria Maumau.

2023 - ArtRio - setor Expansão. "Rasgar o Enunciado", Instituto Artistas Latinas, Rio de Janeiro, Brasil. Curadoria Ana Carla Soler, Francela Carrera e Carolina Rodrigues.


Residências

2025 - Oak Spring Garden Foundation - interdisciplinary Residency. Virgínia, Estados Unidos. (Previsto para abril de 2025)

2024 - Córtex Frontal. Évora, Portugal.

2024 - Casero Residência artística. Parque Nacional de Itatiaia, Itatiaia, Brasil

2022 - Residência Artística do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto. Residência online

Awards

2024 - 49th SARP - Ribeirão Preto Art Salon
Leonello Berti Acquisition Prize

2023 - 1st Filex Prize - Illustration and Illustrated Book
Finalist, along with 42 artists, featured in the bilingual Filex Prize catalog

2022 - 18th Ubatuba Visual Arts Salon
Honorary Prize


Public Collection

MARP - Museum of Art of Ribeirão Preto


Solo Exhibition


2025 - Seja Bem-Vindo. Se vier por bem pode entrar. Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP). Curadoria Valquíria Prates e Nilton Campos. (previsto para fevereiro de 2025)


Group Exhibitions

2024 - 28th Anapolino Art Salon. Antonio Sibasolly Gallery, Goiás, Brazil.

2024 - Contextile: Biennial of Contemporary Textile Art. Vila Flores Palace, Guimarães, Portugal.

2024 - 49th SARP - National Contemporary Ribeirão Preto Art Salon. Museum of Art of Ribeirão Preto (MARP), Ribeirão Preto, Brazil. Curated by Gabriela da Costa Gotoda, Nilton Campos, and Valquíria Prates.

2024 - Handmade Feminine Narratives. Centro cultural doa Correios, Rio de Janeiro, Brazil. Curated by Cota Azevedo and Amanda Leite. (Scheduled for Aug-Oct)

2024 - 4th National Salon small formats of Britânia. Virtual exhibition. Britânia Art Museum. Curated by Gleyce Kelly Heitor

2024 - Filex Award. ZOO. Bologna, Italy

2024 - In the beginning every house is foreign. Museum Victor Meirelles, Florianópolis, Brazil. Curated by Francine Goudel e Fran Favero

2024 - 16th National Art Exhibition of Itajaí. Cultural Foundation of Itajaí, Itajaí, Brazil. Curated by Monica Hoff e Sarah Uriarte

2024 - GAS Project 2024 | 4th Edition. Anita Schwartz Art Gallery, Rio de Janeiro, Brazil

2024 - Women's House. Museum of Modern Art of Bahia, Salvador, Brazil. Curated by Alejandra Muñoz and Neyde Lantyer

2023 - Nourish. Pop-up Exhibition. Canteiro | campo de produção em arte contemporânea, São Paulo, Brazil

2023 - Playful: Design for Play. Participation alongside O Pequeno Colecionador. Apartment 61, São Paulo, Brazil.

2023 - Time is a child at play. 5th Edition of O Pequeno Colecionador. Carbono Gallery, São Paulo, Brazil.

2023 - VI Sertões Biennial. Banco do Nordeste Cultural Center, Juazeiro do Norte, Brazil. Curated by Lucas Dilacerda e Renata Lima

2023 - Transbordar em Si. Instituto Artistas Latinas and Ateliê 31, Rio de Janeiro, Brazil. Curated by Ana Carla Soler

2023 - The Invisible Body of Memory. Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Brazil. Part of the program for the 1st Ouro Preto Contemporary Art Week. Curated by Tainá Azeredo and Valquíria Prates

2023 - The Great Circus of Patriarchy. Canteiro | campo de produção em arte contemporânea, São Paulo, Brazil. Curated by Talita Trizoli.

2023 - Trânsito-tecido. Galpão 556, São Paulo, Brazil. Curated by Mariana Leme

2023 - 20th exhibition program MARP. Museum of Art of Ribeirão PretO, Ribeirão Preto, Brazil. Curated by Thais Rivitti e Nilton Campos

2023 - Catchworks: Bárbara Helena, Nariz Coletivo e Nita Monteiro. Part of the Design Weekend 2023 schedule. Firma, Galeria Metrópole, Sao Paulo, Brazil.

2023 - G.A.F S/demandas. Massapê Projetos, Sao Paulo, Brazil. Curated by Talita Trizoli.

2022 - Impermanent Landscapes. Open processes - Time. Virtual exhibition, part of the program of the IA Ouro Preto Artistic Residency. Ouro Preto Institute of Contemporary Art. Curated Valquíria Prates and Tainá Azeredo.

2022 - 18th Ubatuba Salon of Visual Arts. Fundart, Ubatuba, Brazil

2022 - SAV 22 - Visual Arts Salon of Vinhedo. Edilson Caldeira Exhibition Center and Art Gallery, Vinhedo, Brazil

2022 - Salon of Degenerate Arts. Ateliê Sanitário, Rio de Janeiro, Brazil

2020 - Tramações: A Memória e o têxtil - UFPE, Capibaribe Gallery, Institute of Contemporary Art (Recife, Brazil) and Galpón Histórico (Córdoba, Argentina). (online exhibition)


Art Fairs

2024 - ARPA, São Paulo, Brazil. O Pequeno Colecionador.

2024. ART-PE, Recife, Brazil. Galeria Maumau.

2023 - Tear up the statement. ArtRio - Expansion Sector. Instituto Artistas Latinas, Rio de Janeiro - RJ. Curated by Ana Carla Soler, Francela Carrera, and Carolina Rodrigues.


Residences

2025 - Oak Spring Garden Foundation - interdisciplinary Residency. Virginia, United States. (Expected April 2025)

2024 - Córtex Frontal. Évora, Portugal.

2024 - Casero artistic residency. Parque Nacional de Itatiaia, Itatiaia, Brasil

2022 - Artistic Residency at the Institute of Contemporary Art of Ouro Preto. Online residence

 

Textos Curatoriais, publicações e catálogos

1º Prêmio Filex: Ilustração e livro ilustrado, 2023. Catalog.

No princípio toda casa é estrangeira. Texto curatorial escrito por Fran Favero e Fracine Goudel.

Alvorada, Galeria Anita Schwartz. Catálogo da exposição.

Casa de Mulheres. Texto de Priscila Miraz para o Jornal A Tarde.

O Tempo é uma criança que brinca. Texto Curatorial escrito por Mariane Klettenhofer.

O Tempo é uma criança que brinca. Catálogo 5º edição O Pequeno Colecionador.

Transbordar em Si. Texto curatorial escrito por Ana Carla Soler.

Rasgar o Enunciado. texto Curatorial escrito por Ana Carla Soler.

Educar a paisagem, VI Bienal dos Sertões. Catálogo da exposição.

Catálogo 1º Semana de Arte Contemporânea de Ouro preto.

Trânsito-tecido, ou habitar o mundo é estar em movimento. Texto curatorial escrito por Mariana Leme.

O Grande Circo do Patriarcado. Texto curatorial escrito por Talita Trizoli.

“THE GREAT CIRCUS OF PATRIARCHY” OR TOO STUBBORN TO QUIT MAKING FEMINIST PROJECTS, WHEN FEMINISM WENT OUT OF FASHION", por Talita Trizoli. Organização Institute of Art History, Faculty of Culture and Arts, Warsaw University.

Catchworks. Texto sobre a exposição, escrito por Victor Canela, e mapa da exposição.

G.a.f S/demandas. Texto Curatorial, escrito por Talita Trizoli e mapa da exposição.

Como colecionar fragmentos de vida?. Organização Pompea Taváres. Correspondências Pedagógicas do Programa de Residência Artística 2022 do IA.

Paisagens Impermanentes. Texto curatorial escrito  por Tainá Azeredo, Valquíria Prates e Pompea Tavares . 

SAV 2022 (Salão de Artes Visuais de Vinhedo). Secretaria Municipal de Cultura de Vinhedo. Catálogo de exposição.

Tramações : a memória e o têxtil. Org. : Luciana Borre, Luana Andrade. – Recife : Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE ; Ed. UFPE.

Casas de Memórias. Ana Paula monteiro. Trabalho final de Graduação da FAU USP, orientado pela profa Marta Bogéa.